Instrutores da Marinha do Brasil e representante da Armada Nacional da República da Colômbia

No mês de janeiro, ocorreu a Cooperação entre a Armada da Colômbia e a Marinha do Brasil (MB) em ações de Desminagem Humanitária. Militares do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, do Centro de Entrenamiento y Operaciones de Paz e da Agrupación de Explosivos y Desminado de Infantería de Marina (AEDIM) realizaram atividades de treinamento de 167 desminadores.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O treinamento é parte dos preparativos operacionais que a AEDIM realiza para a continuidade dos trabalhos de remoção de minas terrestres antipessoal e artefatos explosivos de antigas áreas de conflito do território colombiano, no esforço daquele país de eliminar as ameaças representadas por minas terrestres e artefatos explosivos para sua população.

efetivo participante do treinamento com instrutoresn
Efetivo participante do treinamento com
instrutores da Marinha do Brasil

Desde 2015, com um acordo de cooperação bilateral entre as marinhas do Brasil e da Colômbia, a MB incrementou sua cooperação na luta contra as minas terrestres no âmbito internacional, com o envio de instrutores para a capacitação e preparo de militares da Armada da República da Colômbia em desminagem humanitária.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).