Marinha do Brasil, AMAZUL e Fundação PATRIA realizam visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba

Apresentação das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação desenvolvidas pela Marinha do Brasil

Uma comitiva formada por integrantes da Marinha do Brasil, da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e da Fundação Parque de Alta Tecnologia da Região de Iperó e Adjacências (Fundação PATRIA) realizou na quarta-feira (11) uma visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Segundo o Presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, o propósito do encontro foi possibilitar o contato entre as empresas de tecnologia e inovação com a Marinha do Brasil, para que estas possam vir a colaborar com seus principais desafios.

O Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da DiretoriaGeral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas, destacou a importância da visita e do Parque para o ambiente de inovação. “O objetivo do encontro foi, principalmente, divulgar as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) desenvolvidas pela Marinha do Brasil, bem como apresentar e interrelacionar as atividades da AMAZUL, da Fundação PATRIA e do Parque Tecnológico de Sorocaba visando buscar áreas comuns de interesse e possibilidades de cooperação entre as instituições”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para o Diretor de Administração e Finanças da AMAZUL, Contra-Almirante (RM1) Sergio Ricardo Machado, assim como o PTS, a AMAZUL busca entregar à Nação conhecimento, tecnologias e pessoal qualificado, em benefício da sociedade. “A AMAZUL é uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação. Entre nossos principais programas está o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que integra o Programa Nuclear Brasileiro. Realizar novas parcerias é extremamente importante, otimiza a utilização de recursos, proporciona conhecimento autóctone, fomenta a inovação e a economia do país”.

O Diretor-Presidente da Fundação PATRIA, Newton Calvoso Pinto Homem, apresentou as atividades realizadas pela Fundação e elogiou a atuação das empresas e instituições instaladas no PTS. “Estão formando capital humano para os novos empreendimentos e fortalecendo o empreendedorismo inovador. Esta convergência das políticas públicas federais, estaduais e municipais que debatemos, podem significar novos projetos, postos de trabalho e geração de riqueza para a região”.

Visitantes conversando com representantes do governo, empresários e acadêmicos

Segundo Paulo Moreira, presidente do conselho deliberativo da SOAMAR-SOROCABA, a cidade e a região têm vocação para o conhecimento e parcerias. “Sorocaba tem investido em inovação, na ciência e na tecnologia. Essa visita da Marinha, da AMAZUL e da Fundação PATRIA, certamente, proporcionará mais desenvolvimento e progresso para o Brasil”.

A Comitiva pôde observar o trabalho de algumas das empresas instaladas no Parque, que prestam serviços tecnológicos em âmbito local e nacional.

O engenheiro e vice-presidente das Câmaras Setoriais de Defesa, Segurança, Aeroespacial e Naval da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Leonardo Taborda Sandor, acompanhou os visitantes e fez questão de salientar que a iniciativa é uma forma de fortalecer a Base Industrial de Defesa, aprimorar o desenvolvimento nacional e especializar a mão de obra brasileira.

Para o empresário especializado no setor de drones, Luiz Fernando Vitorelo, receber uma visita como essa é uma chance singular de apresentar ideias, ficar atento às tendências e exercitar a criatividade quanto aos tipos de serviço que os drones podem realizar. Hoje, o uso comercial dos drones se restringe a substituir outros objetos voadores, como aviões e helicópteros, em monitoramento e filmagem de grandes áreas. “O potencial de uso dos aparelhos ainda não foi totalmente explorado”.

Cerca de 40 instituições entre universidades, empresas e governo estiveram presentes.

Empresas expuseram alguns de seus produtos

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).