Militares da Diretoria de Saúde da Marinha durante videoconferência

No dia 9 de março, ocorreu por videoconferência, a reunião de boas-vindas à Diretoria de Saúde da Marinha (DSM), na Comunidade Aplicativos para Gestão Hospitalar (AGHUse), que é coordenada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), instituição desenvolvedora do sistema. O AGHUse é considerado um referencial em sistemas de gestão hospitalar e permite registrar os processos administrativos e assistenciais de forma integrada. Dentre os benefícios providos, podem-se destacar o prontuário informatizado único, com validade jurídica e compartilhado entre as unidades de saúde, funcionalidades como marcação de consultas/exames e a adequação às normas nacionais de saúde.

A reunião contou com a participação do Assessor do Diretor de Saúde da Marinha, o Contra-Almirante (Md) Marcelo Alves da Silva, militares da DSM, integrantes do HCPA e da empresa Sonda, responsável pelo sistema nas Organizações Militares Hospitalares (OMH) e com Facilidades Médicas (OMFM) localizadas no Rio de Janeiro.

A Marinha alinhou-se às demais Forças Armadas, que já utilizam alguns módulos do AGHUse, além de instituições como o próprio HCPA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Informações adicionais acerca do AGHUse podem ser acessadas no endereço https://sites.google.com/hcpa.edu.br/aghuse/sobre-o-aghuse

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui