RAdm Amungulu (Navy Commander-“NC”), Capitão de Mar e Guerra (FN) Barboza, RAdm Vilho (ex-NC), Capitão de Fragata Elinton e RAdm Nghipandua (ex-NC)

Foi celebrado, em 7 de outubro, o 18º aniversário de criação da Marinha da Namíbia. A cerimônia ocorrida na Base Naval Captain P.N. Sacharia foi presidida pelo Comandante da Marinha, Rear Admiral Alweendo Paulus Amungulu.

O Comandante da Marinha da Namíbia, em suas palavras, lembrou a história da formação de sua Marinha, iniciada a partir de acordos de cooperação com o Brasil para formação da Ala Naval estabelecida em 1998, até a constituição definitiva da Marinha Namibiana em 2004. Ele falou também do sucesso recente e o orgulho do país pela primeira travessia do Oceano Atlântico com tripulação totalmente namibiana no Navio Multipropósito NS Elephant, para participar da Comissão Brasil 200 anos e UNITAS LXIII, no litoral do Rio de Janeiro, eventos marcantes para a diplomacia naval entre o Brasil e a Namíbia.

Na oportunidade, Rear Admiral Alweendo Paulus Amungulu agradeceu ao Comandante da Marinha do Brasil (MB), Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, pelo apoio ininterrupto da MB nestes 18 anos, ao Chefe do Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais Capitão de Mar e Guerra (FN) Jorge Geraldo Barboza e ao Chefe da Missão de Assessoria Naval da Namíbia Capitão de Fragata Elinton Barcelos Coutinho, pelo presente assessoramento à Marinha da Namíbia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).