No dia 15 de fevereiro, a Operação Verão 2022/2023 completou dois meses de atuação com o propósito de conscientizar condutores e passageiros sobre as boas práticas para uma navegação segura. A Marinha do Brasil iniciou a operação em todo o País em 15 de dezembro de 2022, com a temática “NAVSEG: você conectado a uma navegação segura”. Nesta edição, a operação será finalizada no dia 28 de fevereiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na área de jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval, que inclui os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a operação conta com a participação de militares e servidores civis da Marinha, distribuídos entre as seguintes Organizações Militares: Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitania Fluvial de Porto Alegre, Capitania dos Portos de Santa Catarina, Delegacia Fluvial de Uruguaiana, Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul e Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí. Participam, também, navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul.

Militares da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul durante Inspecao Naval em Pelotas RS

Na Região Sul, em dois meses de operação, foram contabilizados os seguintes dados estatísticos em comparação ao mesmo período da operação anterior: 442 equipes utilizadas (+8,06%), 4.960 embarcações inspecionadas (+21,9%), 324 embarcações notificadas (+9,83%), 37 embarcações apreendidas (+37%) e 42 usos do etilômetro (-76%).

A operação conta com a participação de toda a Comunidade Náutica, Marítima e com militares e servidores civis da Marinha, que intensificam as ações de fiscalização nas embarcações, de modo a orientar seus condutores e passageiros a aproveitarem a época mais quente do ano, com segurança.