Uma aeronave UH-15 Super Cougar sobrevoou o local da cerimônia, com a Bandeira Nacional desfraldada

O Comando do 1º Distrito Naval celebrou, em 9 de junho, na área do Rio de Janeiro, o 157° aniversário da vitória da Batalha Naval do Riachuelo, com uma cerimônia realizada no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o Capitânia da Esquadra.

blank
Uma aeronave UH-15 Super Cougar sobrevoou o local da cerimônia,
com a Bandeira Nacional desfraldada

A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Navais e destinada à entrega de condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a autoridades civis e militares, além de instituições, Oficiais e Praças da Marinha. Abrilhantaram, ainda, a cerimônia, fundeados nas proximidades do NAM “Atlântico”, a Fragata “Rademaker”, a Fragata “Constituição”, o Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”, o Navio-Patrulha Oceânico “Apa” e o Navio-Patrulha “Macaé”, além de viaturas operativas do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra.

No início do evento, uma aeronave UH-15 Super Cougar, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral cruzou os céus com o Pavilhão Nacional desfraldado, no momento do canto do Hino Nacional.

Após as leituras da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e da Mensagem do Presidente da República, foi realizado o hasteamento dos “Sinais de Barroso”, em reverência aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, e, ao toque de Comandante em Chefe, a Fragata “Rademaker” executou a salva de 17 tiros.

Salva de 17 tiros foi realizada a partir da Fragata “Rademaker”

A imposição das condecorações da “Ordem do Mérito Naval” ocorreu ao som das peças musicais “O Ataque do Riachuelo” e “O Esplêndido Triumpho de Uruguayanna”, em paralelo ao sobrevoo de um caça AF-1 “Skyhawk”, do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque.

O tradicional cerimonial à Bandeira ocorreu ao final da cerimônia

Encerrando o evento, os presentes acompanharam um tradicional cerimonial à Bandeira, realizado ao pôr do sol, na popa do NAM “Atlântico”.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui