blank
Uma aeronave UH-15 Super Cougar sobrevoou o local da cerimônia, com a Bandeira Nacional desfraldada

O Comando do 1º Distrito Naval celebrou, em 9 de junho, na área do Rio de Janeiro, o 157° aniversário da vitória da Batalha Naval do Riachuelo, com uma cerimônia realizada no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o Capitânia da Esquadra.

blank
Uma aeronave UH-15 Super Cougar sobrevoou o local da cerimônia,
com a Bandeira Nacional desfraldada

A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Navais e destinada à entrega de condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a autoridades civis e militares, além de instituições, Oficiais e Praças da Marinha. Abrilhantaram, ainda, a cerimônia, fundeados nas proximidades do NAM “Atlântico”, a Fragata “Rademaker”, a Fragata “Constituição”, o Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”, o Navio-Patrulha Oceânico “Apa” e o Navio-Patrulha “Macaé”, além de viaturas operativas do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No início do evento, uma aeronave UH-15 Super Cougar, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral cruzou os céus com o Pavilhão Nacional desfraldado, no momento do canto do Hino Nacional.

Após as leituras da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e da Mensagem do Presidente da República, foi realizado o hasteamento dos “Sinais de Barroso”, em reverência aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, e, ao toque de Comandante em Chefe, a Fragata “Rademaker” executou a salva de 17 tiros.

blank
Salva de 17 tiros foi realizada a partir da Fragata “Rademaker”

A imposição das condecorações da “Ordem do Mérito Naval” ocorreu ao som das peças musicais “O Ataque do Riachuelo” e “O Esplêndido Triumpho de Uruguayanna”, em paralelo ao sobrevoo de um caça AF-1 “Skyhawk”, do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque.

blank
O tradicional cerimonial à Bandeira ocorreu ao final da cerimônia

Encerrando o evento, os presentes acompanharam um tradicional cerimonial à Bandeira, realizado ao pôr do sol, na popa do NAM “Atlântico”.