Marinha celebra formatura de 197 novos Guardas-Marinha

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Por Laylla Santos

Na manhã ensolarada deste sábado (11), a Marinha do Brasil realizou a Cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha 2021. A solenidade ocorreu na sede da Escola Naval, na Ilha de Villegagnon, situada na capital fluminense, e foi prestigiada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.

WhatsApp Image 2021-12-11 at 14.49.44 (2).jpeg

Perfilados no gramado da instituição, 197 Formandos da Turma “Capitão de Fragata Luís Barroso Pereira” participaram do ritual da formatura e receberam as espadas, símbolo do oficialato. Entre eles, dois estrangeiros, oriundos da República de Cabo Verde e da República do Senegal. A Escola Naval é a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil.

Após a troca de platinas, o Ministro Braga Netto acompanhou o Presidente da República e o Comandante da Marinha na entrega das espadas, símbolo dos novos Guardas-Marinha, aos primeiros colocados dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes.

O Ministro da Defesa entregou o prêmio de honra ao mérito ao Guarda-Marinha Eduardo da Silva Bauer Guimarães. Trata-se de honraria concedida pela pasta com o objetivo de agraciar o Aspirante, primeiro colocado na classificação geral do ciclo escolar. Em seguida, os paraninfos da turma entregaram as espadas aos demais formandos.

WhatsApp Image 2021-12-11 at 14.49.44 (1).jpeg

A entrega das espadas foi acompanhada por sobrevoo de aeronave AF-1, do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha. Na cabine, pilotava um oficial formado pela Escola Naval. Por ocasião da solenidade, estavam fundeados ao largo da Ilha de Villegagnon, a Fragata Rademaker, o Navio-patrulha Oceânico Amazonas e o Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul.

O Presidente Jair Bolsonaro parabenizou os formandos pela conquista e destacou a dedicação dos militares. “Os momentos que vocês passaram aqui, ao longo de quatro anos, jamais serão esquecidos. É um trabalho difícil, mas que honra e enobrece a todos nós. Esse é o trabalho das nossas Forças Armadas”, concluiu.

Entre os familiares, estava Soraya Vianna, mãe do novo Guarda-Marinha Igor da Silva Vianna e do Capitão-Tenente Vinicius da Silva Vianna. No local, ela comentou a emoção da família ao ver mais um sonho realizado. “Meus filhos não são meus, meus filhos são do Brasil. É uma sensação inexplicável. Agradeço a Deus, à Marinha e a todos que contribuíram para isso”, disse.

A cerimônia foi encerrada com desfile do Grupamento Escolar em continência ao Chefe do Executivo. Com a saída das autoridades, os novos Guardas-Marinha confraternizaram-se e receberam os cumprimentos dos familiares e amigos presentes.

WhatsApp Image 2021-12-11 at 14.49.45.jpeg

A solenidade foi prestigiada, ainda, pelo Embaixador da República de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Chantre D ́Oliveira; o Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior; o Ministro-Chefe da Secretaria-geral da Presidência da República, General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista; o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; oficiais-generais; entre outras autoridades militares e civis.

Fotos: Alexandre Manfrim/MD

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).