Marinha caminha junto com a sociedade pela conscientização do autismo

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No último domingo (16), a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) realizou uma apresentação especial na Praia da Bica, Ilha do Governador (RJ), durante a Caminhada pela Conscientização do Autismo, organizada pelo grupo Compartilha. O evento, que ocorreu em alusão ao Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, contou com a participação de crianças e centenas de famílias, além dos militares da Marinha do Brasil (MB), que executaram canções populares e interagiram com o público presente.

Conscientização e acolhimento através da música

Banda de Música emocionou os participantes durante a caminhada – Imagem: SG (FN) Albuquerque

Ao tocar e evoluir pela Praia da Bica, os músicos receberam aplausos, reconhecimento e carinho de quem passava pelo local. A apresentação visava chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão e o combate ao preconceito. O Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Paulo Roberto Saraiva, Comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, destacou a sensibilidade da Marinha do Brasil e do CFN em relação à causa e a importância de ações como essa para superar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com autismo e suas famílias.

Famílias emocionadas e união pela conscientização

Jovem João Victor inspirou o sambista Ito Melodia após um abraço – Imagem: SG (FN) Albuquerque

Para a professora Aline Nunes, mãe de dois filhos com autismo, a apresentação foi um momento mágico e de grande emoção, que fez com que sua família se sentisse acolhida e apoiada. A luta pela conscientização do autismo é uma responsabilidade de toda a sociedade, e eventos como esse ajudam a esclarecer, incluir e divulgar a causa, que é diária e desafiadora.

Cultura e amor pela causa

O sambista Ito Melodia também esteve presente no evento e compartilhou sua conexão com a causa, que teve início há nove anos, após um abraço que recebeu de uma criança com autismo. Desde então, ele tem se dedicado a proporcionar qualidade de vida por meio da cultura para essas pessoas. A experiência inspirou Ito a compor a canção “Sou artista de um mundo solitário”, cuja letra transmite uma mensagem de inclusão e aceitação.

Apoio de parceiros e poder público

Bonecos da Marinha do Brasil brincaram e interagiram com o público – Imagem: SG (FN) Albuquerque

A iniciativa contou com a presença de representantes do poder público e empresas parceiras, que organizaram tendas para prestar informações, oferecer serviços, promover brincadeiras e fornecer documentos. Ao final do evento, as famílias se reuniram para soltar balões azuis, cor que simboliza a calma e o equilíbrio, elementos essenciais para quem enfrenta desafios diários e precisa lidar com o preconceito e a sobrecarga sensorial.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas