No último domingo (16), a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) realizou uma apresentação especial na Praia da Bica, Ilha do Governador (RJ), durante a Caminhada pela Conscientização do Autismo, organizada pelo grupo Compartilha. O evento, que ocorreu em alusão ao Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, contou com a participação de crianças e centenas de famílias, além dos militares da Marinha do Brasil (MB), que executaram canções populares e interagiram com o público presente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conscientização e acolhimento através da música

foto1 39
Banda de Música emocionou os participantes durante a caminhada – Imagem: SG (FN) Albuquerque

Ao tocar e evoluir pela Praia da Bica, os músicos receberam aplausos, reconhecimento e carinho de quem passava pelo local. A apresentação visava chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão e o combate ao preconceito. O Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Paulo Roberto Saraiva, Comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, destacou a sensibilidade da Marinha do Brasil e do CFN em relação à causa e a importância de ações como essa para superar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com autismo e suas famílias.

Famílias emocionadas e união pela conscientização

foto2 60
Jovem João Victor inspirou o sambista Ito Melodia após um abraço – Imagem: SG (FN) Albuquerque

Para a professora Aline Nunes, mãe de dois filhos com autismo, a apresentação foi um momento mágico e de grande emoção, que fez com que sua família se sentisse acolhida e apoiada. A luta pela conscientização do autismo é uma responsabilidade de toda a sociedade, e eventos como esse ajudam a esclarecer, incluir e divulgar a causa, que é diária e desafiadora.

Cultura e amor pela causa

O sambista Ito Melodia também esteve presente no evento e compartilhou sua conexão com a causa, que teve início há nove anos, após um abraço que recebeu de uma criança com autismo. Desde então, ele tem se dedicado a proporcionar qualidade de vida por meio da cultura para essas pessoas. A experiência inspirou Ito a compor a canção “Sou artista de um mundo solitário”, cuja letra transmite uma mensagem de inclusão e aceitação.

Apoio de parceiros e poder público

foto3 24
Bonecos da Marinha do Brasil brincaram e interagiram com o público – Imagem: SG (FN) Albuquerque

A iniciativa contou com a presença de representantes do poder público e empresas parceiras, que organizaram tendas para prestar informações, oferecer serviços, promover brincadeiras e fornecer documentos. Ao final do evento, as famílias se reuniram para soltar balões azuis, cor que simboliza a calma e o equilíbrio, elementos essenciais para quem enfrenta desafios diários e precisa lidar com o preconceito e a sobrecarga sensorial.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).