Mutirões de limpeza já recolheram 1,4 tonelada de lixo, areia e vestígios de óleo

A Marinha está atuando nas ações de combate aos vestígios de óleo e lixo nas praias do Arquipélago de Fernando de Noronha. De 14 a 18 de agosto, foram empregados militares e meios da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) e, em coordenação com a Força Aérea Brasileira (FAB), aeronaves realizaram voos de monitoramento na área marítima.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As equipes da CPPE vêm intensificando as inspeções nas praias da região com mutirões de limpeza, que contam com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Projeto Tamar, além de voluntários, que se juntaram ao esforço coletivo para remover vestígios de óleo e lixo nas localidades. Os mutirões de limpeza resultaram, até o momento, no recolhimento de 1,4 tonelada de lixo, areia e vestígios de óleo.

Nos dias 15 e 16, militares da Marinha embarcaram em duas aeronaves da FAB, o P-95 Bandeirante Patrulha e o C-95 Bandeirante, e sobrevoaram a área marítima do entorno do Arquipélago, não avistando óleo ou lixo no mar.

ryji4ujeyhrstgdfvdz
Aeronaves realizaram sobrevoos no entorno do Arquipélago e
não avistaram óleo ou lixo no mar

As ações de monitoramento e limpeza prosseguem, de maneira permanente, com o propósito de contribuir para a preservação das praias e do meio ambiente marinho de Fernando de Noronha. Amostras do material recolhido estão em análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).