As Capitanias dos Portos da Bahia (CPBA) e de Sergipe (CPSE) participaram, no dia 1º de janeiro, da tradicional procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes. A festa integra o calendário de festas populares dos estados e é realizada há mais de um século.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na Bahia, os festejos foram iniciados com uma missa realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Na sequência, os fiéis, liderados por Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, acompanharam o translado da imagem de Bom Jesus dos Navegantes da igreja até o píer da CPBA, onde a imagem foi embarcada na Galeota “Gratidão do Povo” e iniciou a procissão marítima pela Baía de Todos-os-Santos.

Para garantir a segurança da navegação, a CPBA empregou quatro lanchas e duas motos aquáticas, além do Aviso de Patrulha “Dourado”, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste. Militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador reforçaram as ações de segurança em terra.

Em Aracaju, a histórica procissão de Bom Jesus dos Navegantes foi apoiada por militares da Marinha, que conduziram a imagem do santo padroeiro em todo o trajeto terrestre e fluvial. A CPSE também atuou com equipe de fiscalização do tráfego aquaviário, garantindo a segurança de todos os envolvidos durante a procissão fluvial, retomada após dois anos sem ocorrer.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).