Marinha ativa o Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No dia 9 de dezembro, foi realizada a cerimônia de ativação do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz). Assumiu, como Comandante do COMPAAz, o Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires.
A transformação do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) em COMPAAz é fruto de estudo sobre o aprimoramento da estrutura do Comando de Operações Navais, o qual sugeriu a fusão entre a Subchefia de Operações e o CISMAR. Nessa nova configuração será testado, pela primeira vez na Marinha, o conceito de um Maritime Operation Center, utilizado pela US Navy em seu nível Operacional, a fim de se contrapor a um ambiente operacional acelerado e multifacetado, que exige uma abordagem mais padronizada em toda a gama de operações militares.

COMPAAz pelo Comandante de Operações Navais
A nova proposta servirá como projeto-piloto de guarnecimento para o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz),possibilitando, desde agora, serviços de compilação do quadro tático. Espera-se, assim, um adequado e contínuo incremento na Consciência Situacional Marítima e consequentemente da segurança marítima, nas vertentes de monitoramento, controle e proteção.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395