O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, assumiu, no dia 28 de abril, a presidência do Conselho Curador da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN). A ABDAN é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega a maioria das mais importantes empresas de bens de capital, construção e montagem, do setor de consultoria e engenharia, de operação de usinas e de unidades fabris de sistemas e equipamentos, que participam das atividades nucleares no Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Sessão de ativação e posse dos membros do Conselho foi conduzida pelo Presidente da ABDAN, Celso Cunha, e realizada por videoconferência, em cumprimento às medidas de enfrentamento à Covid-19. Na ocasião, oficializou-se a posse de seus membros em observância à composição e aos termos assentidos pelo Regimento Interno da Associação.

O Conselho Curador da ABDAN é um órgão de consulta, apoio técnico e direção nos assuntos relativos à política social desenvolvida, à sua intervenção e ação estratégica e à concepção de iniciativas e de propostas, projetos e atividades enquadradas nos seus fins estatutários.

nomar-28abr_olsen-dadesfabdan_02
Almirante de Esquadra Olsen e Conselheiros na videoconferência do Conselho Curador

Parcerias como essa contribuem para o avanço do Programa Nuclear da Marinha e, no sentido mais amplo, do Programa Nuclear Brasileiro, com especial ênfase no presente contexto, em que o Setor Nuclear brasileiro inflete positivamente sua trajetória de desenvolvimento. Assim, caberá ao Conselho Curador da ABDAN, sob a liderança do Diretor-Geral e o assessoramento de 21 representantes com elevada expertise em temas nucleares, assessorar a Associação por meio de iniciativas que sejam harmônicas com a estratégia de internacionalização do Setor Nuclear na moldura temporal 2020-2022.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).