Momento em que o Comandante da Guarda da MB assume a guarda do MNMSGM

Em 5 de junho, a Marinha do Brasil (MB) assumiu a Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ), com uma cerimônia em alusão ao mês de aniversário da vitória na Batalha Naval do Riachuelo.

A solenidade foi presidida pelo Comandante do 1º Distrito Naval e contou com a presença de autoridades e representações da Marinha, do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). Também prestigiaram o evento os escoteiros do 123º Grupo Escoteiro do Mar “Almirante Saldanha” e do 90º Grupo Escoteiro do Mar “Suboficial Amélio Azevedo Marques”, além de convidados civis.

blank
Guarda formada durante a cerimônia

Na cerimônia, realizada no mausoléu do MNMSGM, após as devidas honras aos ex-Combatentes da Segunda Guerra Mundial, os Comandantes das guardas da MB e do EB simbolizaram a passagem da guarda.

A cerimônia abre o mês de celebrações em homenagem ao aniversário
da vitória na Batalha Naval do Riachuelo

Para garantir a segurança do MNMSGM, as Forças Armadas se revezam na guarda, mensalmente, sendo que em junho, agosto e outubro são realizadas cerimônias no primeiro domingo do mês.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui