A Marinha do Brasil (MB) assinou hoje (13), no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, o contrato para a construção, em território nacional, de um navio capaz de operar no verão e outono no Continente Antártico e com capacidade de navegar tanto na formação de gelo mais recente, quanto nas placas mais antigas, que possuem maior resistência. O Navio de Apoio Antártico (NApAnt) será construído, nas instalações do Estaleiro Jurong-Aracruz (EJA), localizado no Estado do Espírito Santo.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O contrato assinado entre a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a Polar 1 Construção Naval SPE Ltda. – Sociedade de Propósito Específico constituída pelo Estaleiro Jurong Aracruz Ltda. e SembCorp Marine Specialised Shipbuilding (SMSS) PTE. LTDA – tem como propósito construir uma embarcação com capacidade para navegar em campos de gelo, e para isso, necessita possuir casco em formato específico e reforçado, particularmente na sua proa, para abrir caminho e quebrar as placas de gelo, utilizando o próprio peso do navio e, por vezes, o turbilhonamento provocado por seus propulsores.
Dimensões do navio e benefícios esperados
Com dimensões de 93,9m de comprimento, 18,5m de largura, deslocamento de aproximadamente 5880MT, calado de 6,0m, autonomia de 70 dias, propulsão a Diesel-elétrica, Hangar para 2 aeronaves de porte médio e uma tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores, essa nova aquisição da MB tem a previsão de gerar cerca de 500 a 600 empregos diretos e 6.000 indiretos, além de fomentar a indústria naval brasileira e a base tecnológica nacional.
O escopo de Engenharia, Aquisição e Construção será conduzido pelo EJA, com a transferência de conhecimento e experiência da SMSS na construção de embarcação semelhante em Singapura. A previsão de conclusão é final de 2025.
Além dessas dimensões, o NApAnt também contará com equipamentos hidroceanográficos – Ecobatímento Multifeixe, Ecobatímento Monofeixe de Tripla Frequência, ADCP (Perfilador Decorrente por Efeito Dopler), estação meteorológica automática, termosalinográfo e MVP (Moving Vessel Profile) – são equipamentos mais modernos, inexistentes no Navio Ary Rongel, que possibilitarão estudos mais detalhados e eficientes da região Antártica.
Para a obtenção do NApAnt, foi capitalizado pela EMGEPRON, empresa pública vinculada ao Ministério da Defesa do Brasil, USD 150 milhões, aproximadamente R$ 740 milhões. O investimento envolve a compra de equipamentos e sistemas científicos, planos de gestão do ciclo de vida e apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
O novo navio da MB substituirá e desenvolverá as mesmas missões que o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” – incorporado à Marinha em 25 de abril de 1994 e que opera em média durante seis meses no Antártico –, mas com capacidades aprimoradas em função da experiência no PROANTAR e dos requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Dessa forma, incrementará a participação brasileira nos processos de decisão sobre o destino do Continente Antártico. Entre os benefícios esperados estão: redução do tempo necessário para o reabastecimento da EACF, com a inclusão de guindastes modernos e de maior capacidade de carga e manobra ao novo navio; sistema de navegação e de controles sofisticados, que permitirão maior segurança na aproximação do navio com a praia, para desembarque de material e de pessoal; maior capacidade de apoio às atividades de pesquisa, já que o Programa Antártico passará a dispor de um navio melhor equipado, com capacidade de lançamento de acampamentos e, assim, possibilitará a ampliação da área passível de ser visitada pelos pesquisadores, incluindo as regiões oceânicas e terrestres.
As novas edificações da EACF, inauguradas no dia 15 de janeiro de 2020, configuram uma área de aproximadamente 4.500 m2 dividida em seis setores distintos: privativo, social, serviços, operação/manutenção, laboratórios e módulos isolados. São 17 laboratórios projetados para atender a uma multiplicidade de exigências, denotando a prioridade do PROANTAR para as atividades científicas.
Plano Estratégico da Marinha 2020-2040
O Plano Estratégico da Marinha (PEM 2020-2040), estruturado a partir da análise do ambiente operacional e da identificação de ameaças, estabelece os programas estratégicos com o propósito de prover o Brasil com uma Força Naval moderna e de dimensão compatível com a estatura político-estratégica do País, capaz de contribuir para a defesa da Pátria e salvaguarda dos interesses nacionais, no mar e águas interiores, em sintonia com os anseios da sociedade.
O Programa de Construção do Núcleo do Poder Naval é de caráter estratégico e inclui subprogramas e projetos relacionados à obtenção de meios, dentre eles, o Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos (PROHIDRO), que prevê a obtenção de navios hidrográficos e Navios de Apoio Antártico.