No dia 14 de julho, foi assinado um protocolo de intenções entre a União, representada pela Marinha do Brasil (MB), e a Academia Brasileira de Letras (ABL). O protocolo tem o objetivo de unir esforços para promover o acesso à cultura, por meio do transporte e doações de livros para as comunidades ribeirinhas da região amazônica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

faergwrtvedfgv
Cerimônia virtual para assinatura do protocolo de intenções

 

A ação amplia uma parceria estabelecida entre a Força e a ABL em 2018, cujo objetivo é incentivar o hábito da leitura e a divulgação da literatura brasileira. Durante a reunião, a MB foi representada pelo Comandante do 4º Distrito Naval, pelo Comandante do 9º Distrito Naval e pelo Comandante do Centro de Instrução Almirante Silvio de Camargo. A ABL foi representada por seu Presidente, professor doutor Marco Américo Lucchesi, e pelos acadêmicos Embaixador João Almino de Souza Filho e professor doutor José Murilo de Carvalho.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).