A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) assinou, no dia 3 de outubro,contrato com a Empresa Comercializadora Varejista Matrix Energia, com duração de cinco anos, para o fornecimento de 22 Gigawatts-hora (GWh) de energia para o Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia.
Conforme as orientações do Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), a BAeNSPA concluiu o processo que marca a sua entrada para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) de energia. A estimativa é uma redução de cerca de R$ 6 milhões em gastos com energia elétrica durante o período do contrato, se comparado com os valores praticados no mercado cativo (atendido pelas concessionárias).
A Base se tornou a segunda organização militar das Forças Armadas a ingressar nessa modalidade, ambiente no qual grandes consumidores de energia escolhem seu fornecedor.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Em 2020, a Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) também concluiu um projeto-pilotode migração para o ACL na Marinha, tendo alcançado números expressivos na redução de custos com energia elétrica durante os últimos anos.
A aquisição de energia na modalidade varejista, ambiente no qual a Empresa Comercializadora assume grande parte das obrigações do consumidor junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), reduz a burocracia e garante maior flexibilidade no consumo. A energia contratada será do tipo incentivada, proveniente de fontes renováveis do tipo eólica, solar e de pequenas centrais hidrelétricas. A Matrix Energia foi selecionada pela Marinha por meio de um processo licitatório, realizado em maio de 2022.
O novo processo de aquisição de energia elétrica entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2023 e resultará em uma significativa economia de recursos financeiros para a Marinha.