Militares da Agência da Capitania dos Portos em Camocim vistoriam as canoas antes do início da competição

A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim) apoiou, no dia 26 de setembro, a Regata de Canoas de Camocim, realizada na foz do Rio Coreaú, no estado cearense. A tradicional competição do calendário camocinense é organizada há 39 anos pela Prefeitura, em conjunto com a Colônia de Pescadores Z-01, e faz parte da programação da semana de aniversário da cidade, que completa 143 anos em 29 de setembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento teve a participação de 35 canoas, mais de 100 pescadores e um público de aproximadamente 1000 pessoas. A vencedora da regata foi a canoa Benedita II, que concluiu o percurso de 8 milhas náuticas (aproximadamente 15 quilômetros) em pouco mais de 50 minutos.

a competicao realizada na foz do rio coreau teve a participacao de 35 canoas
A competição teve a participação de 35 canoas

A AgCamocim realizou fiscalização do tráfego aquaviário com o emprego de 20 militares, 3 embarcações e 2 viaturas. A ação de presença da Marinha contribuiu para a disseminação da mentalidade marítima e a manutenção da segurança da navegação e do público presente.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).