CFPN apoiou adestramento de tiro embarcado

O Comando do 6º Distrito Naval, por meio da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN) e do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, forneceu suporte ao Exército Brasileiro (EB) durante o Estágio de Operações Pantanal, realizado de 8 a 12 de maio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Formação dos Novos “Guerreiros do Pantanal”

O estágio, responsável pela formação dos novos “Guerreiros do Pantanal”, é realizado pelo Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan). Com duração de cinco semanas, a formação totaliza 572 horas de instrução, distribuídas em três fases distintas.

Apoio da Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) prestou suporte na Área de Adestramento do Rabicho, onde foram realizados treinamentos de sobrevivência, patrulha e tiro embarcado.

Colaboração entre Marinha e Exército

A cooperação demonstra a interoperabilidade entre a MB e o EB, além de evidenciar o reconhecimento da preparação e capacidade operacional da CFPN. A CFPN tem um papel fundamental na proteção da vida humana, segurança da navegação e prevenção da poluição ambiental causada por embarcações.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).