O treinamento ocorreu no Tanque de Provas Numéricos da Universidade de São Paulo

A Capitania dos Portos de Macaé (CPM) acompanhou o treinamento Real Time da segunda turma de comandantes estrangeiros, da empresa Maersk, contratados pela Petrobras. A simulação de manobra de embarcações offshore de elevada potência, que atuam como rebocadores, manuseio de âncoras e transporte de suprimentos, ocorreu nos dias 19 e 20 de janeiro, no Tanque de Provas Numéricos (TPN) da Universidade de São Paulo (USP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O TPN é um centro de tecnologia que integra testes físicos aos testes computacionais, por meio de um simulador capaz de representar matematicamente as condições reais encontradas em determinado porto. Por meio do equipamento é possível realizar manobras de atracação e desatracação de navios, considerando as condições estruturais e ambientais típicas de cada região.

comandantes estrangeiros da empresa maersk participam de simulacao real time na usp
Comandantes estrangeiros da empresa Maersk participam de simulação Real Time na USP

O programa de treinamento de Comandantes estrangeiros em simulador, como o realizado na USP, é uma exigência da CPM para que as embarcações, comandadas por marítimos estrangeiros e em caráter excepcional, possam atracar no Terminal Portuário de Imbetiba, em Macaé (RJ), antes da efetivação do Serviço de Praticagem na Região. Essa é uma medida que visa à segurança da navegação e à garantia da salvaguarda da vida humana no mar.

Durante os dois dias de treinamentos, três comandantes estrangeiros realizaram diversas simulações de atracação e desatracação e se familiarizaram com as peculiaridades do Porto de Imbetiba.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).