Marinha acompanha Procissões Marítimas de Nossa Senhora dos Navegantes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Procissão à Nossa Senhora dos Navegantes chega ao Cais do Porto Velho, em Rio Grande (RS)

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) realizou, nos dias 2 e 5 de fevereiro, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, respectivamente, a fiscalização do tráfego aquaviário durante as Procissões Marítimas em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes. O propósito da Marinha nessa ação é garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana, além de conscientizar os envolvidos sobre a importância de criar uma mentalidade quanto aos cuidados de não poluir o ambiente marinho.

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) acompanhou os cortejos marítimos da tradicional procissão nas cidades de São José do Norte, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Arroio Grande e Jaguarão. A procissão com o maior número de fiéis iniciou no cais do município de São José do Norte, percorrendo o canal do Porto Novo e do Porto Velho até o Rincão da Cebola, na cidade do Rio Grande.

As Lanchas e Embarcações de Casco Semi-Rígido da CPRS e do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, acompanhadas pelas embarcações da Polícia Federal, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militares e da Praticagem RG Pilots, atuaram ordenando o cortejo e proporcionando segurança aos fiéis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Já, em Santa Catarina, a Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai) realizou a fiscalização do tráfego aquaviário durante a Procissão Fluvial no Rio Itajaí-Açu, em Navegantes (SC). A DelItajai garantiu o cumprimento das Normas da Autoridade Marítima quando, aproximadamente, 25 embarcações participaram da procissão no trajeto pelo Rio Itajaí-Açu, que iniciou no Terminal do Ferry Boat em Navegantes, passando pela Barra do Rio e nas proximidades da Marina Itajaí.

Militares da DelUruguaiana com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em procissão terrestre devido ao mau tempo

Por fim, a Delegacia Fluvial de Uruguaiana (DelUruguaiana) apoiou o evento em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes que, devido às condições climáticas desfavoráveis do dia, foi realizado apenas por uma carreata que conduziu a Imagem da Capela Nossa Senhora de Lourdes até a Igreja Nossa Senhora do Carmo. O transporte da imagem foi feito com o apoio da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais de Uruguaiana.

O evento foi finalizado com uma missa, presidida pelo Bispo Diocesano, que contou com a presença do Prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello, da Delegada em Uruguaiana, Capitão de Corveta Elaine de Carvalho Pontes Martins, e parte de sua tripulação.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).