Na manhã desta sexta-feira (15/12), um encontro significativo ocorreu no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Comandante e Reitor da Escola Superior de Defesa (ESD), Major-Brigadeiro do Ar Codinhoto, teve uma reunião com a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba. O cerne dessa reunião era explorar as missões e objetivos tanto da ESD quanto do FNDE, buscando terrenos comuns para futuras parcerias e cooperações acadêmicas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O PROFESP como Ponto de Convergência

Um dos focos centrais da visita foi o Programa Forças no Esporte (PROFESP), um projeto que atende aproximadamente 260 alunos na ESD. Esse programa tem mostrado resultados promissores na integração de jovens em atividades esportivas e educacionais, sob a tutela das Forças Armadas. A participação do FNDE nesse contexto pode significar um salto qualitativo tanto para a infraestrutura quanto para o currículo oferecido aos participantes.

Presenças Ilustres e Perspectivas Futuras

A reunião contou também com a presença de figuras notáveis como o Embaixador George Torquato Firmeza e o Coronel Carlos Eduardo, que é o responsável pelo PROFESP na ESD. Essas presenças reforçam a importância e a seriedade do encontro, evidenciando o potencial de uma colaboração entre as instituições de defesa e educação.

Visão de Futuro

O encontro entre o Major-Brigadeiro Codinhoto e a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, pode ser o início de uma parceria frutífera, que transcende as fronteiras convencionais entre defesa e educação. A possibilidade de integrar recursos, conhecimentos e experiências de ambas as instituições abre caminhos para uma evolução significativa na formação dos jovens atendidos pelo PROFESP, e talvez até além.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).