A 22ª Brigada de Infantaria de Selva, do Comando Militar do Norte, realiza, desde o dia 9 de novembro, ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, bem como ações de assistência médica e odontológica na faixa de fronteira no Amapá e na região de Tiriós, no Pará. Mais de 600 militares, 57 meios terrestres, 18 embarcações e 2 helicópteros estão sendo empregados nas ações desencadeadas por conta da Operação Ágata em três áreas do estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As ações de combate aos crimes têm bases operacionais nos municípios de Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Amapá, Calçoene e Oiapoque, além de ações no noroeste do Estado do Pará. Participam das atividades da operação militares do Comando de Fronteira Amapá/ 34º Batalhão de Infantaria de Selva (Macapá-AP), do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (Belém-PA), do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (São Luis-MA) e da Companhia de Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (Macapá-AP).

Apoio

A operação conta, ainda, com o apoio do Centro de Defesa Cibernética (Brasília-DF), do 1º Batalhão de Guerra Eletrônica (Brasília-DF), do 4° Batalhão de Aviação do Exército (Manaus-AM), da 23ª Companhia de Comunicações de Selva (Maraba-PA), do Parque Regional de Manutenção da 8ª Região Militar (Belém-PA), da 15ª Companhia de Polícia do Exército (Belém-PA), da 8ª Companhia de Inteligência (Belém-PA), do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva (Manaus-AM) e do 2º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (Belém-PA).

Fonte: 22ª Bda Inf Sl

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).