Maior navio da América Latina reforça ajuda com 115 toneladas de doações no RS

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A população gaúcha, afetada pelas enchentes, recebeu um alento com a chegada do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” ao porto de Rio Grande (RS) nesta quinta-feira (27). Transportando cerca de 115 toneladas de doações, incluindo alimentos, roupas, cobertores e 53 toneladas de água, o maior navio da América Latina reafirma seu papel crucial em operações humanitárias.

Operação de desembarque

O NAM “Atlântico”, com cerca de 600 militares a bordo, atracou no porto de Rio Grande por volta das 13h. A tripulação, auxiliada por quatro empilhadeiras, atuou no desembarque das doações. A organização das caixas de donativos foi feita por conteúdo, utilizando 245 pallets de madeira: 102 com garrafas de água, 128 com vestuários para adultos e crianças, sete com gêneros alimentícios, cinco com produtos de higiene e limpeza, um com brinquedos e dois com itens diversos como calçados e cobertores. Todo o material foi repassado para 12 caminhões que transportaram as doações a locais estratégicos de Rio Grande, como a Estação Naval, o Grupamento de Fuzileiros Navais e a Casa do Marinheiro, de onde serão distribuídos pela Defesa Civil com apoio dos militares.

Tipos de doações e distribuição

Entre as 115 toneladas de doações, estavam alimentos, roupas, cobertores, calçados e 53 toneladas de garrafas de água. As doações foram organizadas para facilitar a transferência para a terra e posterior distribuição. A Defesa Civil, com o apoio dos militares, garantirá que os donativos cheguem às comunidades em regiões de difícil acesso, proporcionando alívio imediato às famílias afetadas pelas enchentes.

Importância da missão

O Comandante do Navio, Capitão de Mar e Guerra Eugenio Campos Huguenin, destacou a importância da missão: “Entendemos que ainda há necessidade de manutenção das ações por aqui. Enquanto a população precisar, a Força estará cumprindo o seu dever de proteger, apoiar de forma humanitária e salvaguardar a vida dos moradores das regiões afetadas”. Esta segunda comissão do “Atlântico” ao Rio Grande do Sul reforça a presença e o apoio constante da Marinha do Brasil, que continua empenhada em levar esperança e auxílio às regiões atingidas.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas