Levantamento hidrográfico do AvHoFlu “Caravelas” melhora navegação na Hidrovia Paraguai-Paraná

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No dia 22 de junho, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas” retornou ao cais da Base Fluvial de Ladário (BFLa) após 54 dias de comissão, completando a missão hidrográfica “SONDOPE 2024”. Este levantamento, realizado no trecho paraguaio da Hidrovia Paraguai-Paraná, visa melhorar a segurança da navegação e atualizar as cartas náuticas da região.

Detalhes da Missão SONDOPE 2024

A missão “SONDOPE 2024” foi um marco significativo na cooperação hidrográfica entre Brasil e Paraguai. O objetivo principal foi realizar um levantamento hidrográfico detalhado do trecho da Hidrovia Paraguai-Paraná que se estende entre as cidades de Porto Murtinho (Brasil) e Concepção (Paraguai). Durante essa operação, dados ambientais cruciais foram coletados em uma área de 121,6 km², abrangendo tanto águas nacionais quanto estrangeiras. Esses dados serão utilizados para a atualização e construção de oito novas cartas náuticas, conforme previsto no III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro. A precisão dessas cartas é fundamental para garantir a navegação segura e eficiente na hidrovia.

Colaboração Brasil-Paraguai

Alunos da Escola Brasil durante a visita no AvHoFlu “Caravelas” em Assunção-PY

A missão foi possível graças a um acordo bilateral entre os governos do Brasil e do Paraguai, reforçando a importância da cooperação internacional em questões de segurança e navegação. Durante o período atracado em Assunção, o AvHoFlu “Caravelas” recebeu a visita de alunos da Escola Brasil e de autoridades da Armada Paraguaia. Essas interações não só promoveram o intercâmbio de conhecimentos e experiências, mas também fortaleceram os laços de amizade e a interoperabilidade entre as forças armadas dos dois países. A colaboração contínua entre Brasil e Paraguai é essencial para a gestão eficaz e segura das vias navegáveis compartilhadas.

Benefícios para a Navegação

Os resultados do levantamento hidrográfico “SONDOPE 2024” terão um impacto positivo direto na segurança da navegação e na salvaguarda da vida humana na Hidrovia Paraguai-Paraná. A atualização das cartas náuticas permitirá uma navegação mais precisa e segura, reduzindo o risco de acidentes e melhorando a eficiência do transporte fluvial. Além disso, a modernização das cartas náuticas beneficiará o comércio e o transporte de mercadorias na região, facilitando o fluxo de bens entre Brasil e Paraguai. A missão “SONDOPE 2024” exemplifica o compromisso das autoridades marítimas de ambos os países em promover a segurança e a sustentabilidade nas vias navegáveis.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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