Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.
Nos dias 8, 9 e 22 de agosto, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou mais uma vez a oficina “Aprendendo a ler Cartas Náuticas”, destinada a divulgar de forma atrativa o acervo cartográfico da Biblioteca da Marinha (BM). Sucesso de público, o evento chegou à sua terceira edição, atraindo cerca de 70 pessoas.
Ministrada pelo Assessor da Diretoria, Capitão de Mar e Guerra Hideo de Oliveira Miyoshi, a oficina apresentou conceitos e técnicas para a interpretação das cartas pelos participantes: militares e, principalmente, civis — dentre os quais velejadores, estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e profissionais que atuam no porto do Rio de Janeiro.
No primeiro dia (8 de agosto), a palestra teórica permitiu ao público conhecer instruções para navegar com segurança, como: definições de termos relativos à navegação estimada; variações das correntes de maré; luzes de navegação; sinais sonoros em caso de visibilidade restrita; apoio costeiro via comunicações em VHF; e sinalizações marítimas constantes nas cartas náuticas.
Já nos dias 9 e 22 de agosto, nas aulas práticas realizadas na Sala de Treinamentos da BM, os participantes fizeram exercícios simulados de navegação. Iniciativa do Departamento de Biblioteca da Marinha, da DPHDM, a oficina vai ao encontro das recomendações da Organização Hidrográfica Internacional quanto à divulgação da segurança da navegação em águas restritas e costeiras.
Na aula prática, os participantes da oficina recebem instrução sobre os sinais náuticos na entrada do porto do Rio de Janeiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. O dia 11 de junho ocupa um lugar de destaque no calendário cívico-militar brasileiro. Nesta data, em 1865, a Marinha do Brasil protagonizou a histórica Batalha Naval do Riachuelo, um dos confrontos mais decisivos da…
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. No domingo (19), a Marinha do Brasil realizou mais uma edição da Operação Lei Seca Marítima em Angra dos Reis, com abordagens na Praia de Jurubaíba e na Ilha de Cataguases. A iniciativa integra a…
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. A Capitão de Mar e Guerra e médica geriatra Gisele Mendes de Souza e Mello, superintendente de Saúde do Hospital Marcílio Dias, faleceu na tarde desta terça-feira (10) após ser baleada durante um evento no…
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. Na manhã do próximo dia 29 de novembro, Alagoas se tornará palco de um debate crucial para o seu futuro econômico. O auditório da Casa da Indústria receberá o Subsecretário Adjunto de Economia do Mar…
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. A Marinha do Brasil, símbolo de estabilidade e proteção nacional, veio a público esclarecer as recentes alegações sobre o uso de tanques para fins antidemocráticos. Em um comunicado firme, a instituição reafirmou que seus meios…
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. No próximo sábado, 14 de junho de 2025, Barbacena realizará a Solenidade Cívico-Militar de Inauguração de um Mastro Naval doado pela Marinha do Brasil ao Município, bem como o Hasteamento do Pavilhão Nacional. Por iniciativa…