Rio de Janeiro (RJ)  Alunos do Curso de Precursor Paraquedista realizaram diversos lançamentos diurnos e noturnos em diferentes Zonas de Lançamento, em Campo Grande-MS. Os militares saltaram de uma aeronave C-105 (Amazonas) da Força Aérea, atingindo o nível necessário para realização de uma infiltração por salto semiautomático, sem ponto materializado no solo. Os exercícios são parte da 3ª Fase do Curso – Lançamento Precursor, realizada de 4 a 22 de julho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso de Precursor Paraquedista é realizado pelo Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil. Com o término dessa fase, os alunos estão aptos a realizar uma infiltração aérea em território hostil para cumprir ações de combate complexas, missões de desembarque, operando zonas de lançamento, zonas de pouso de aviões e de helicópteros, bem como conduzir o apoio de fogo aéreo e terrestre, dentre outras capacidades inerentes ao especialista precursor. Agora, os alunos do Curso de Precursor Paraquedista ingressam na 4ª fase do Curso – Operações de Precursores.

Os treinamentos contaram com o apoio do 1º/15º Grupo de Aviação (Esquadrão Onça), do 1º/9º Grupo de Aviação (Esquadrão Arara), do 3º Batalhão de Aviação do Exército e do 9º Grupamento Logístico.

Fonte: CI Pqdt GPB

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).