Linguagem é o sistema interno que seres desenvolvem e usam para se comunicar. Linguística é o estudo da natureza e do desenvolvimento do sistema interno da Linguagem assim como também dos meios pelos quais a Linguagem é utilizada em todos os seus contextos comunicativos. Tanto o sistema interno da linguagem quanto o contexto externo do meio comunicador são formados, deformados e transformados por fatores ligados à psicologia dos indivíduos comunicantes. No âmbito forense, inúmeros são os casos em que as conformações psicossociais impactam na qualidade da materialidade obtida nas investigações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desta forma, a Linguística Forense faculta aos profissionais da segurança, como investigadores e peritos, além de profissionais da psicologia, gestores, professores, profissionais de saúde, vendedores, profissionais de RH e todos aqueles interessados no tema as ferramentas necessárias para a compreensão da Linguagem, permitindo traçar perfis, desvelar intenções e acessar informações sub-reptícias em materiais como textos, gravações, narrativas e relatos.

O Manual Básico de Linguística Forense é a porta de entrada para aqueles que queiram desbravar este complexo universo da Linguagem enquanto objeto das Ciências Forense: a Linguística Forense.

Compre seu exemplar na Livraria Dante ou na Amazon.

Mais informações do livro no site da editora: www.alpheratz.com.br

Sinopse:

O uso da Linguística para a detecção de criminosos se tornou popular com o caso Ted Kaczynski, mais conhecido como o Unabomber, o terrorista americano que, entre 1978 e 1995, matou 3 pessoas e feriu dezenas com ataques a bomba. Naquela que é considerada a mais longa e cara investigação do FBI, coube ao agente James Fitzgerald o uso da Linguística para a identificação do criminoso. O caso levanta uma série de questões:

  • O que é a Linguística Forense?
  • Como ela pode ser utilizada na investigação criminal?
  • Como trabalha o linguista forense?

    É o que visa trazer ao leitor este Manual Básico de Linguística Forense. Com uma linguagem acessível, Leonardo Vichi percorre as teorias linguísticas e os métodos empregados para a detecção de autoria, criação de perfis, tratamento de evidências linguísticas, técnicas de análise do discurso, entre outros, para apresentar ao leitor o uso da Linguística como Ciência Forense.

    Em sua parte final, o leitor acompanhará o estudo de um caso real e verá a construção do perfil linguístico de um assassino em série brasileiro que comoveu a opinião pública.

    Recorde de vendas no ano de 2020, o Manual Básico de Linguística Forense, em sua segunda edição totalmente revista e ampliada, traz agora ao leitor muito mais casos reais, ampliando o escopo de conceitos e técnicas abordados e traçando o percurso histórico do desenvolvimento da Linguística Forense.

    Sobre o autor:

    Leonardo Vichi é Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ)/ Otto-Suhr-Institut für Politikwissenschaft – Freie Universität Berlin na linha de Pesquisa Sociedade e Poder, Doutorando em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ) na linha de pesquisa Poder e Discurso e Bacharel em Letras Vernáculas – Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CLA-UFRJ). Presta serviços periciais em Linguística Forense, Leciona Linguística Forense em cursos de pós-graduação e conduz pesquisas nas linhas Discurso e Poder, Sociedade e Poder, Comunicação Estratégica no Ciberespaço e Guerra Cibernética. É membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa e Coordenador na Linha de Defesa do Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança do Departamento de Física da Universidade de São Carlos (NEEDS-DF-UFSCar).

    Sobre a Editora Alpheratz:

    A Editora Alpheratz é uma editora independente que tem como objetivo principal realizar a publicação de obras de excelente qualidade e de bons autores. É uma empresa jovem e comandada por gente jovem e entusiasmada, que acredita que o mercado literário possa ter uma cara menos emburrada e uma atitude mais verdadeira e simpática, tratando o leitores, autores e livros da mesma forma que tratamos nossos amigos. Visite www.alpheratz.com.br e conheça a editora.

    A obra se encontra a venda pela Livraria Dante em: www.livrariadante.com.br