Lançamento: Manual Básico de Linguística Forense – 2a Edição

blank

Linguagem é o sistema interno que seres desenvolvem e usam para se comunicar. Linguística é o estudo da natureza e do desenvolvimento do sistema interno da Linguagem assim como também dos meios pelos quais a Linguagem é utilizada em todos os seus contextos comunicativos. Tanto o sistema interno da linguagem quanto o contexto externo do meio comunicador são formados, deformados e transformados por fatores ligados à psicologia dos indivíduos comunicantes. No âmbito forense, inúmeros são os casos em que as conformações psicossociais impactam na qualidade da materialidade obtida nas investigações.

Desta forma, a Linguística Forense faculta aos profissionais da segurança, como investigadores e peritos, além de profissionais da psicologia, gestores, professores, profissionais de saúde, vendedores, profissionais de RH e todos aqueles interessados no tema as ferramentas necessárias para a compreensão da Linguagem, permitindo traçar perfis, desvelar intenções e acessar informações sub-reptícias em materiais como textos, gravações, narrativas e relatos.

O Manual Básico de Linguística Forense é a porta de entrada para aqueles que queiram desbravar este complexo universo da Linguagem enquanto objeto das Ciências Forense: a Linguística Forense.

Compre seu exemplar na Livraria Dante ou na Amazon.

blank
Comprei seu exemplar clicando na imagem

Mais informações do livro no site da editora: www.alpheratz.com.br

Sinopse:

O uso da Linguística para a detecção de criminosos se tornou popular com o caso Ted Kaczynski, mais conhecido como o Unabomber, o terrorista americano que, entre 1978 e 1995, matou 3 pessoas e feriu dezenas com ataques a bomba. Naquela que é considerada a mais longa e cara investigação do FBI, coube ao agente James Fitzgerald o uso da Linguística para a identificação do criminoso. O caso levanta uma série de questões:

  • O que é a Linguística Forense?
  • Como ela pode ser utilizada na investigação criminal?
  • Como trabalha o linguista forense?

    É o que visa trazer ao leitor este Manual Básico de Linguística Forense. Com uma linguagem acessível, Leonardo Vichi percorre as teorias linguísticas e os métodos empregados para a detecção de autoria, criação de perfis, tratamento de evidências linguísticas, técnicas de análise do discurso, entre outros, para apresentar ao leitor o uso da Linguística como Ciência Forense.

    Em sua parte final, o leitor acompanhará o estudo de um caso real e verá a construção do perfil linguístico de um assassino em série brasileiro que comoveu a opinião pública.

    Recorde de vendas no ano de 2020, o Manual Básico de Linguística Forense, em sua segunda edição totalmente revista e ampliada, traz agora ao leitor muito mais casos reais, ampliando o escopo de conceitos e técnicas abordados e traçando o percurso histórico do desenvolvimento da Linguística Forense.

    Sobre o autor:

    Leonardo Vichi é Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ)/ Otto-Suhr-Institut für Politikwissenschaft – Freie Universität Berlin na linha de Pesquisa Sociedade e Poder, Doutorando em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ) na linha de pesquisa Poder e Discurso e Bacharel em Letras Vernáculas – Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CLA-UFRJ). Presta serviços periciais em Linguística Forense, Leciona Linguística Forense em cursos de pós-graduação e conduz pesquisas nas linhas Discurso e Poder, Sociedade e Poder, Comunicação Estratégica no Ciberespaço e Guerra Cibernética. É membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa e Coordenador na Linha de Defesa do Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança do Departamento de Física da Universidade de São Carlos (NEEDS-DF-UFSCar).

    Sobre a Editora Alpheratz:

    A Editora Alpheratz é uma editora independente que tem como objetivo principal realizar a publicação de obras de excelente qualidade e de bons autores. É uma empresa jovem e comandada por gente jovem e entusiasmada, que acredita que o mercado literário possa ter uma cara menos emburrada e uma atitude mais verdadeira e simpática, tratando o leitores, autores e livros da mesma forma que tratamos nossos amigos. Visite www.alpheratz.com.br e conheça a editora.

    A obra se encontra a venda pela Livraria Dante em: www.livrariadante.com.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui