Kryptus entrega mais de 100 módulos criptográficos para nova Rede Operacional de Defesa Brasileira

blank

A segurança é uma das principais preocupações de qualquer operação militar. Comunicações confidenciais e informações estratégicas precisam ser protegidas de ameaças cibernéticas, e garantir a integridade da rede é essencial para o sucesso das missões. É nesse contexto que a Kryptus, empresa líder em soluções de segurança cibernética, teve a oportunidade de trabalhar no aprimoramento da Rede Operacional de Defesa (ROD) do Brasil, um projeto liderado pelo Comando do Ministério da Defesa.

blank

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ROD é uma infraestrutura segregada vital para as operações militares, fornecendo comunicação e controle de recursos para todas as Forças Armadas de forma unificada. Com o objetivo de garantir a segurança dessa infraestrutura, a Kryptus desenvolveu e implementou versões exclusivas do seu módulo de segurança criptográfico, CommGuard, responsável por criar enlaces cifrados entre as comunicações.

Além disso, a empresa está realizando a reestruturação completa da arquitetura geral da rede, tanto física, com a substituição de todos os equipamentos atuais por equipamentos de última geração, quanto lógica, onde revisará todo o backbone da rede a nível de roteamento e transmissão de dados.

Por ser reconhecida como autoridade no Brasil em segurança cibernética e projetos inovadores de alta qualidade para operações críticas, a Kryptus tornou-se a escolha natural para este projeto extremamente desafiador e que exigiu a combinação das diferentes expertises da empresa.

“A reestruturação está sendo realizada em um ambiente extremamente crítico, tomando-se o cuidado de gerar o mínimo de interrupções possíveis, abrangendo regiões distantes do país, incluindo navios e locais físicos remotos”, comenta Igor Jardim, Coordenador Técnico do Projeto e Head of Operational Readiness da Kryptus.

A instalação do primeiro CommGuard aconteceu no último mês de abril, em Brasília e, neste momento, a equipe de profissionais está totalmente focada em garantir a segurança, eficácia e implantação da ROD. “O empenho e dedicação dessa equipe foram fundamentais para o sucesso do projeto e reforçam o nosso compromisso em atender às necessidades das Forças Armadas brasileiras e contribuir com a segurança do país ”, celebra Jardim.

Fonte: DCiber.org