O esporte tem o poder de unir, inspirar e transformar vidas. E foi com esse espírito que os alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) vivenciaram uma experiência única. No dia 4, eles estiveram presentes no Maracanãzinho, um dos palcos mais icônicos do voleibol mundial, para assistir ao emocionante jogo entre Itália e Alemanha, válido pelo Pré-Olímpico de Vôlei Masculino 2023.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Magia de um Evento Internacional

WhatsApp Image 2023 10 04 at 19.09.28

Para muitos dos jovens, essa foi a primeira oportunidade de estar em um evento esportivo de grande magnitude. O entusiasmo era visível em cada rosto, ao presenciar duas das seleções mais bem classificadas da competição em ação. Mais do que apenas assistir a um jogo, essa experiência proporcionou aos alunos uma imersão no universo do esporte de alto rendimento, inspirando-os e mostrando que, com dedicação e esforço, é possível alcançar grandes feitos.

Parcerias que Transformam

A presença dos alunos no Maracanãzinho só foi possível graças à parceria entre a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ) e a Marinha do Brasil. Esta união tem como foco principal apoiar projetos sociais, e a doação de ingressos para o jogo é um exemplo concreto de como ações conjuntas podem beneficiar diretamente a comunidade.

PROFESP: Formando Cidadãos através do Esporte

O PROFESP é mais do que apenas um programa social. Desenvolvido pelo Ministério da Defesa e com o apoio das Forças Armadas, ele busca atender jovens de 6 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. Através de atividades esportivas, educacionais, culturais e psicossociais, o programa visa ao desenvolvimento integral dos seus beneficiários, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida. Experiências como a vivida no Pré-Olímpico de Vôlei reforçam o compromisso do programa em oferecer oportunidades únicas de crescimento e aprendizado.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).