No dia 29 de abril, o Ministro de Estado da Defesa, General de Exército PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA, visitou o Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, o Diretor do IPCFEx, Cel Rafael Pinheiro, pode apresentar as capacidades do Instituto, no desenvolvimento de Pesquisas da Capacitação Física e na entrega de Produtos Doutrinários, abrangendo as vertentes do apoio à operacionalidade e da saúde e qualidade de vida, além de destacar o potencial dos profissionais, bem como ressaltou o estado-da-arte dos equipamentos existentes nos laboratórios da organização militar. Adicionalmente, foram exploradas as expectativas de aprofundamento em áreas ainda menos estudadas para a manutenção da vanguarda científica da Força.

A fim de melhor conhecer o IPCFEx, foi realizada a Avaliação do Estado de Saúde do Ministro Paulo Sérgio, por meio de análises bioquímicas, parâmetros hemodinâmicos e composição corporal, de modo a diagnosticar possíveis problemas cardiometabólicos, risco cardíaco, saúde do tecido ósseo, risco de sarcopenia, dentre outros, utilizando modernos aparelhos, como a absorciometria de dupla emissão de raio-X (DXA).

Assim, o IPCFEx busca tornar público e notório todos os esforços realizados para aprimorar o monitoramento do estado de saúde e da aptidão física dos militares do Exército Brasileiro.

04MD

IPCFEx: Ciência para a saúde, a operacionalidade e o desporto militar.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).