Integrantes do CAMR durante visita técnica no Açu-VTS

No período de 7 a 9 de dezembro, uma comitiva do Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR) realizou a visita técnica anual de acompanhamento das operações do Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS) do Porto do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O VTS é um auxílio eletrônico à navegação, capaz de prover monitoramento ativo do tráfego aquaviário, com o propósito de ampliar a segurança da vida humana no mar, a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente, nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidentes de grandes proporções. A Marinha é responsável por homologar e fiscalizar todos os serviços VTS existentes no País.

O objetivo da visita técnica realizada pelo CAMR foi avaliar a manutenção das condições iniciais de homologação, no que se refere à estrutura do VTS e à capacitação de seus operadores. Na ocasião, foram realizados exercícios práticos, simulando situações de emergência no canal de acesso ao Porto do Açu e áreas de fundeio, bem como o cumprimento correto dos procedimentos internos e instruções aos navegantes.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).