No período de 19 a 29 de outubro, a Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil) promoveu a Operação Ônix, integrando alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), permitindo empregar os conhecimentos doutrinários ensinados na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo principal do adestramento é permitir o trabalho de Estado-Maior de grandes comandos operacionais e de organizações militares de valor unidade, inseridos em um Exercício de Simulação Construtiva. Pela ECEME, participaram da atividade um oficial instrutor, 6 oficiais-alunos do 2º ano nomeados instrutores para o biênio 21/22, sendo 4 na EsAO e 2 na ECEME, e 50 oficiais-alunos do 1º ano do CCEM. Já pela ESAO, participaram 26 instrutores e 455 oficiais-alunos, perfazendo um total de 538 participantes.

Os alunos do CCEM mobiliaram as funções da Direção do Exercício (DIREX) e dos Estados-Maiores de divisão de exército e brigada. Já os alunos da EsAO exerceram a função de comandante de batalhão e Estado-Maior valor unidade, bem como funções de controladores e operadores.

Durante todo o evento, foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a COVID-19, como a higienização, o distanciamento entre os participantes, a utilização de máscaras e os ambientes abertos e ventilados.

article 11 1

Fonte: ECEME
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).