A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) recebeu, no período de 29 de junho a 1º de julho, a segunda visita de inspeção da comitiva do Comando de Operações Terrestres (COTER). O objetivo foi verificar o nível de preparação do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Mecanizado) – BI F Paz (Mec) –  e da Companhia de Ação Rápida (CAR) com relação à instrução e à dotação de material de emprego militar, conforme os padrões exigidos para missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As atividades verificadas pela comitiva do COTER fazem parte da preparação para a visita de avaliação e assessoramento (AAV, sigla em inglês) da comitiva da ONU, que, no período de 11 a 17 de julho, certificará as tropas da 15ª Bda Inf Mec e do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E) para ascenderem ao nível 2 do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês). A certificação compreenderá o BI F Paz (Mec), a CAR e uma Companhia de Engenharia de Força de Paz (Cia E F Paz).

Atividades
A comitiva participou das atividades de preparação para a formatura de aprestamento operacional do BI F Paz (Mec) nas dependências do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, assistiu a palestras com exposições das diversas fases de preparação da tropa e da disponibilidade de material, verificou a preparação das oficinas das capacidades logísticas ofertadas e das oficinas de demonstração de exercícios de adestramento para as operações de paz.

A comitiva foi chefiada pelo Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, e também contou com a participação do Chefe de Missões de Paz e Aviação/Inspetor-Geral das Polícias Militares, General de Brigada Flávio dos Santos Lajoia Garcia.

Fonte: 15ª Bda Inf Mec
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).