O prazo para as inscrições do processo seletivo dos Colégios Embraer de ensino médio, relativo às turmas de 2022, encerra nesta quarta-feira, dia 30 de junho.
Em São José dos Campos, o Colégio Embraer Juarez Wanderley tem 128 vagas sociais destinadas a alunos de baixa renda e vindos da rede pública de ensino do município e das cidades de Jacareí, Caçapava e Taubaté. Outras 32 vagas são para alunos pagantes.
Já o Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho, localizado em Botucatu, disponibiliza 64 vagas sociais e outras 16 vagas para alunos pagantes residentes das cidades de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Itatinga, Pardinho, Pratânia, São Manuel e Botucatu.
Todas as 240 vagas estão disponíveis para estudantes nascidos após 31 de março de 2006. Os jovens que ainda não concluíram o ensino fundamental, mas que desejam conhecer a prova, também podem participar por meio da modalidade “treineiro”.
As inscrições são realizadas de forma totalmente online pelos sites institutoembraer.org.br ou http://www.vunesp.com.br/EMBR2101, onde também encontra-se o edital completo. O processo seletivo é realizado pela Fundação Vunesp e a taxa de inscrição é de R$ 60,00. A prova acontece no dia 22 de agosto e irá seguir todos os protocolos sanitários.
Além da reconhecida qualidade de ensino em período integral, os Colégios oferecem alimentação, uniforme, transporte e material didático. Desde que foram inaugurados, os Colégios Embraer já formaram mais de 4 mil alunos.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).