Nas instalações do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador (RJ), ocorreu uma iniciativa marcante. Cerca de 1.200 pessoas viveram um “Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro” que, ocorrido ontem (08), teve como objetivo principal a promoção da inclusão das pessoas com deficiência. A ação, encabeçada pela Marinha do Brasil, com diversos apoiadores, buscou proporcionar um mergulho no universo militar, promovendo a integração entre o público e o ambiente naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entretenimento, Cultura e Inclusão

um dia de naval galeria1

As atividades da manhã foram repletas de programas recreativos, esportivos, musicais, além do contato com aspectos da cultura da Marinha, em especial dos Fuzileiros Navais. Durante o evento, mais de 400 crianças, adolescentes e adultos com espectro autista e outros tipos de deficiência puderam desfrutar de uma variedade de atividades lúdicas e educacionais. Estas incluíram oficinas de pintura, recreação esportiva, percussão, educação ambiental, exibição de cães e uma mostra de equipamentos operativos. Além disso, tiveram oportunidades como visitar um helicóptero, passear em viaturas militares e, com o apoio da Polícia Militar do Rio de Janeiro, realizar passeios a cavalo. Todos os participantes foram agraciados com brindes e lanches, complementando a experiência positiva e acolhedora.

Impressões Marcantes e um Encerramento Emocionante

um dia de naval galeria3

Tatiana, que trouxe o filho Felipe, de 20 anos e autista, para participar pela quinta vez, resumiu a atmosfera do evento. “O evento é maravilhoso, pois é uma manhã em que as crianças ficam à vontade, se sentem bem e podem participar de diversas atividades”, expressou com entusiasmo. A multidão também foi entretida por uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, com belos sambas cantados pelo músico Ito Melodia. Para fechar o evento de forma emocionante, balões foram soltos, flutuando em direção ao céu, simbolizando o encerramento das atividades do dia.

Uma Visão Inclusiva que une a Marinha e a Sociedade

um dia de naval galeria2

Criado em 2017, o “Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro” é mais que um evento recreativo. É um marco da Marinha do Brasil, representando seu compromisso com a inclusão social e a visibilidade das pessoas com deficiência, incluindo aqueles dentro do espectro autista. Este evento reafirma que a Marinha está lado a lado com a sociedade, apoiando iniciativas que valorizam a diversidade e fortalecem os laços entre as instituições militares e a comunidade.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).