No dia 28 de janeiro de 2022, foi inaugurado o Espaço Cultural do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte (CPOR/BH).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade contou com a presença do ex-instrutor do CPOR/BH, General de Brigada Ramon Marçal da Silva; dos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Marcos Henrique Caldeira Brant e Octavio Augusto de Nigris Boccalini; do Procurador-Chefe da União no Estado de Minas Gerais, Bráulio Lisboa Lopes; do Comandante e Diretor de Ensino do CPOR/CM-BH, Coronel Régis Rodrigues Nunes; Comandantes das organizações militares da Guarnição de Belo Horizonte; oficiais da reserva não-remunerada (R/2) formados no CPOR/BH e demais autoridades civis e militares.

A criação do Espaço Cultural foi concebida devido ao trabalho abnegado do Segundo-Tenente R/2 Gustavo Ribeiro Bedran, da turma de 1995 do CPOR/BH, principal responsável pela reunião dos materiais, e devido à participação de pessoas e empresas na qualidade de benfeitores, sendo 50 oficiais R/2 formados no Centro.

O Espaço Cultural do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte conta com um acervo de artigos militares, fardamentos, manuais e revistas, além de uma tela Touch Screen e duas televisões para melhor visualização de milhares de fotos e depoimentos históricos desde a criação do CPOR/BH em 1930, até os dias atuais.

Fonte: CPOR/CM-BH

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).