Formosa (GO) – No dia 24 de outubro de 2022, foi realizada a inauguração do auditório do Comando de Artilharia do Exército, o “Auditório Cel Mário César”, no contexto das instalações previstas pelo Programa Estratégico ASTROS.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade foi presidida pelo General de Exército Guido Amin Naves, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia e contou com a presença do General de Exército João Chalella Júnior, Chefe do Departamento Geral de Pessoal; do General de Exército Veterano Renato Joaquim Ferrarezi; do General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Comandante Militar do Planalto; além de autoridades civis e militares, com destaque para integrantes e familiares da Turma de Formação do Coronel Mário César (Turma Itororó, do ano de 1983, da Academia Militar das Agulhas Negras).

O Coronel Mário César foi o primeiro oficial nomeado para comandar uma unidade de Artilharia dotada do sistema ASTROS II em Formosa-GO. Durante o seu comando, no período de 31 DEZ 04 a 16 JAN 07, o então 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes/ Campo de Instrução deFormosa (GLMF/CIF), centralizou todas as Baterias de Lançadores Múltiplos de Foguetes do sistema ASTROS II do Exército Brasileiro, dando os primeiros passos para a organização do atual Comando de Artilharia do Exército.

Ademais de sua destinação primária voltada para a Instrução Militar – por sua localização justaposta ao Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes – o espaço possibilita a realização de atividades de cunho acadêmico, científico e cultural, tais como: conferências, congressos, seminários, workshops e apresentações culturais.

O evento contou com as participações especiais do Coral de Alunos do Colégio Militar de Brasília e do Quarteto de Cordas do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com um repertório variado que foi do clássico ao popular, além de abrangendo compositores renomados como Mozart, Ary Barroso, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, César Guerra-Peixe e Luiz Gonzaga, entre outros.

Fonte: Cmdo Art Ex

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).