Fonte: Port Technology
Em uma atualização de mídia social, o corpo governante da Organização Marítima Internacional, disse que seus serviços foram interrompidos e que está “trabalhando com TI da ONU e especialistas em segurança para restaurar os sistemas o mais rápido possível, identificar a fonte do ataque e aprimorar ainda mais os sistemas de segurança para prevenir a recorrência”.
Por volta das 09:00 de 2 de outubro de 2020, o site da IMO ainda estava offline e há pouca indicação de quando estará funcional novamente.
A notícia chega na mesma semana em que a linha de transporte de contêineres CMA CGM também foi hackeada. Em 28 de setembro, a operadora confirmou que estava lidando com um ataque a seus servidores periféricos; foi forçada a limitar o acesso ao seu site de comércio eletrônico para evitar a propagação do malware.
Em 29 de setembro, a operadora confirmou que seus servidores estavam totalmente funcionais novamente.
Os ataques cibernéticos são uma das maiores ameaças à indústria marítima e as transportadoras e portos estão permanentemente em risco, junto com toda a indústria pesada e setores que dependem de grandes quantidades de dados e conectividade sem problemas.
O número de pontos de dados na cadeia marítima – navegação de embarcações, manuseio de carga, sistemas de rastreamento de contêineres em terra e no mar, processamento automatizado, etc. – torna o transporte marítimo particularmente vulnerável.
Consequentemente, muitos portos e transportadores estão investindo substancialmente em segurança cibernética habilitada para IA, que pode prever ataques e impedir que outros se espalhem para proteger suas operações.
Isso só aumentará à medida que mais tecnologia inteligente for utilizada e mais atenção à automação para atender à demanda.