A Marinha do Brasil, através do Comando do 2º Distrito Naval, organiza o II Webinar de Contramedidas de Minagem (WCMM), um evento bianual que se consolida como uma plataforma de intercâmbio de informações técnicas e doutrinárias essenciais para as Operações de Contramedidas de Minagem (CMM). A edição de 2023, seguindo as tendências contemporâneas de comunicação e alcance global, será realizada de forma virtual, garantindo uma maior visibilidade e acesso.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivo do Evento

O principal objetivo do II WCMM é fomentar o intercâmbio de informações técnicas e doutrinárias entre diferentes Marinhas e setores da indústria de defesa. O evento busca fortalecer laços de cooperação, divulgar novos sistemas e projetos disponíveis no mercado e estimular possíveis parcerias estratégicas. A realização do evento em um formato virtual permite um alcance mais amplo, essencial para a promoção de conhecimentos e tecnologias na área de minagem.

Inscrições e Participação

De caráter ostensivo, o II WCMM está aberto ao público, com todas as apresentações disponibilizadas através do YouTube. As inscrições podem ser realizadas no site oficial do evento (https://www.even3.com.br/2wcmm/). Esta acessibilidade ampla é um ponto chave para a disseminação do conhecimento e para a inclusão de um público diversificado.

Data, Local e Formato

O evento ocorrerá no dia 22 de novembro de 2023, das 09h às 17h, horário de Brasília. Será transmitido ao vivo das instalações do Comando do 2º Distrito Naval, em Salvador, Bahia. O formato do evento será o de um seminário online (Webinar), facilitando o acesso e a participação de um público geograficamente disperso.

Palestrantes e Temas Abordados

O II WCMM contará com palestras de especialistas renomados, abordando temas como o emprego de sistemas marítimos não tripulados, o desenvolvimento de veículos submarinos autônomos e novas tecnologias em acústica submarina. Estas apresentações refletem os avanços recentes e os desafios enfrentados no campo das contramedidas de minagem, uma área de importância crescente para a segurança marítima global.

OM Tema Palestrante
Base Naval de Aratu (BNA) O Histórico do Complexo de Magnetologia, seu Emprego e Funcionalidades CF (EN) Jesus
Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) Veículo de Superfície Não Tripulado – Contramedidas de Minagem (VSNT-CMM) CF Vieira
Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) Simulação de Reconhecimento de Campos de Minas SCNS Maurício Guedes
Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) Desafios da aplicação do conceito “stand-Off” nas CMM e o desenvolvimento de sistemas automáticos de reconhecimento de alvos CT (T) Camilla Caricchio
Instituto de Pesqisas da Marinha (IPqM) O Emprego de Sistemas Marítimos Não Tripulados em Operações Tipicamente Militares e o Desenvolvimento de um Veículo Submarino Autônomo pelo Instituto de Pesquisas da Marinha. CT Plínio
Empresa Tema Palestrante
EMGEPRON Projeto SUPPRESSOR e sua Aplicação na Guerra de Minas CMG (RM1) Sochaczewski
SENAI-CIMATEC Sistemas Autônomos Dr. Lucas Cruz
THALES Novas Tecnologias  da Acústica Submarina para Contramedidas de Minagem CMG (RM1) Pessek

Programação e Debates

Além das apresentações técnicas, haverá períodos dedicados a debates e discussões, permitindo uma interação valiosa entre os participantes e palestrantes. As perguntas podem ser enviadas por e-mail durante as apresentações, algumas das quais serão selecionadas e respondidas ao vivo.

Horário Palestrante Tema
08h55 VA Cambra (Comandante do Com2ºDN) Abertura
09h CF Vieira Veículo de Superfície Não Tripulado – Contramedidas de Minagem (VSNT-CMM)
09h30 CT (T) Camilla Carichio Desafios da aplicação do conceito “stand-Off” nas CMM e o desenvolvimento de sistemas automáticos de reconhecimento de alvos
10h Dr. Lucas Cruz Sistemas Autônomos
10h30 CT Plínio Bernado O Emprego de Sistemas Marítimos Não Tripulados em Operações Tipicamente Militares e o Desenvolvimento de um Veículo Submarino Autônomo pelo Instituto de Pesquisas da Marinha
11h SCNS Maurício Guedes Simulação de Reconhecimento de Campo de Minas
11h30 EXTRA Perguntas aos palestrantes
13h30 CMG (RM1) Pessek Novas Tecnologias  da Acústica Submarina para Contramedidas de Minagem
14h00 CF (EN) Jesus O Histórico do Complexo de Magnetologia, seu Emprego e Funcionalidades
14h30 CMG (RM1) Sochaczewski Projeto SUPPRESSOR e sua Aplicação na Guerra de Minas

 

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).