O Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, recebeu no dia 03/11, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Coronel Rogério Antônio Coutinho da Costa. Na sede do Comando, estavam presentes também os Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito das Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas na cidade de Recife (PE). Na ocasião, o assunto tratado foi sobre a atuação da Força na Região Nordeste, especialmente em território e espaço aéreo pernambucanos.

i2211317050409009

O Major-Brigadeiro Campos realizou uma apresentação sobre a estrutura organizacional da FAB e da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) ao Comandante-Geral. “Essa reunião é uma oportunidade de ilustrarmos melhor o funcionamento da Guarnição e do II COMAR atualmente. Alguns órgãos civis ainda têm em mente a estrutura anterior à criação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por exemplo. Hoje, após reestruturações e atualizações, nós temos a missão de exercer a referência do Comando da Aeronáutica em sua área de responsabilidade, bem como supervisionar a atuação das Organizações Militares subordinadas, e cada Organização aqui jurisdicionada tem o seu próprio papel dentro da estrutura da Força”, explicou.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2211317045906283Em seguida, o Coronel Coutinho fez a entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar ao Major-Brigadeiro Campos. “É uma satisfação para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco entregar essa honraria ao senhor, que representa o Comando da Aeronáutica na Região, por toda a colaboração e parceria da Força Aérea em operações junto as Forças Auxiliares, como o socorro às vítimas das chuvas entre maio e junho deste ano em municípios do estado de Pernambuco”, disse o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar

A honraria é destinada a distinguir bombeiros militares, personalidades, autoridades civis e militares, instituições públicas e entidades privadas que tenham prestado relevantes serviços à Corporação em prol da causa pública. A medalha constitui-se na mais alta condecoração do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, efetuando-se sua outorga por ato do chefe do poder executivo estadual, obedecidas as prescrições regulamentares.

Fotos: Sargento Felipe Ghisleni/I I COMAR

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).