Em 16 de outubro, foi executada a transferência da seção 2A do Submarino “Tonelero” (S42), o terceiro submarino convencional (S-BR3) do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), desde a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), situada no município de Itaguaí(RJ), até o Estaleiro de Construção (ESC).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

apoio logistico transferencia secao 2aweb
Deslocamento da segunda seção do S42 contou com o apoio logístico necessário

A atividade foi realizada pela Itaguaí Construções Navais (ICN) e durou cerca de duas horas. Essa operação envolveu uma complexa e bem organizada coordenação de trânsito, que contou com a supervisão dos agentes da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, garantindo a segurança do procedimento sem prejuízos da mobilidade urbana local. O Submarino “Tonelero” inicia a montagem do interior das seções, de forma que, em dezembro de 2020, ocorra a integração definitiva do casco resistente.

manobra secao 2a no esc web
Manobra da Seção 2A do “Tonelero” no ESC

O evento marca mais um avanço nas etapas previstas para o PROSUB, contribuindo para consolidar a reconhecida competência técnica da ICN e da Marinha do Brasil no processo construtivo de submarinos dessa classe.

O PROSUB conta com a participação de universidades e centros de pesquisa, gerando, entre outros benefícios, desenvolvimento de tecnologias autóctones, processos e materiais avançados, fomento ao desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, capacitação de profissionais em atividades especializadas e milhares de empregos diretos e indiretos.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).