A Marinha do Brasil (MB), por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), deu mais um significativo avanço no processo de construção para a entrega do Submarino “Tonelero” (SBR-3), o terceiro dos quatro submarinos convencionais desenvolvidos pelo programa.

Na última sexta-feira (16), a empresa Itaguaí Construções Navais (ICN) iniciou a operação de transferências da seção S2A, do Submarino ”Tonelero”. A primeira unidade transportada pesa 327 toneladas e possui 18,29 metros  de comprimento. Ja na quinta-feira (22), foi realizada a transferência das seções de vante (S2B, S3 e S4) já integradas, pesando 619 toneladas, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura, que serão transportadas por um veículo especial de 320 rodas. O trajeto terá início na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e terminará no Estaleiro de Construção (ESC) do Complexo Naval de Itaguaí.

A duração do translado foi de aproximadamente nove horas. A atividade exigiu um complexo planejamento, entre outras ações, a adequação de trechos da rede elétrica, em relação à seção de maior altura, e interrupções pontuais do tráfego na BR-493, com o apoio e coordenação da Polícia Rodoviária Federal e da Prefeitura Municipal de Itaguaí.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A operação de transferência das seções será realizada em três etapas. Ainda no mês de outubro ocorrerá o transporte da última seção de Ré (S1), que pesa 160 toneladas, com 13,47 metros de comprimento. A chegada das unidades no Estaleiro de Construção marca o início do processo de montagem final do Submarino “Tonelero”, previsto para ser integrado em dezembro de 2020 e lançado ao mar no segundo semestre de 2021.

Fonte: ICN

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).