Tabatinga (AM) – O Hospital de Guarnição de Tabatinga se prepara para oferecer aos seus usuários a opção de cirurgia por vídeo. O procedimento avançado, conhecido como cirurgia por videolaparoscopia, é inédito na região do Alto Solimões. Por ser considerada uma cirurgia menos invasiva, traz vantagens como menos dor pós-operatória, menores riscos de infecção, melhores resultados estéticos, menor tempo de recuperação e menor tempo de permanência hospitalar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O recém-inaugurado Centro Cirúrgico e Obstétrico do Hospital passou por uma completa modernização do seu parque de equipamentos médico-cirúrgicos, com tecnologia de última geração, incluindo uma torre de vídeo e instrumental necessário para a realização de cirurgias por vídeo.

No momento, toda a equipe de saúde envolvida no Centro Cirúrgico e Obstétrico e na Central de Material Esterilizado passam por instrução de capacitação para a rotina do novo procedimento. O Primeiro-Tenente Bassani, médico-cirurgião responsável pela videolaparoscopia, destacou: “O Hospital de Tabatinga passa a oferecer este procedimento de ponta, antes disponível apenas em grandes centros. Quem ganha com esse esforço são os nossos pacientes.”

O Hospital de Guarnição de Tabatinga vem se modernizando e melhorando sua capacidade de atendimento para bem cumprir a sua missão em prol da família militar e da população civil do Alto Solimões.

Fonte: Hospital de Guarnição de Tabatinga

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).