No dia 30 de junho, o 4° Batalhão de Engenharia de Combate/ 5° Grupamento de Engenharia (4° BE Cmb/5° Gpt E) prestou uma homenagem em comemoração ao aniversário de 97 anos do Capitão José Dias, antigo integrante da Unidade e ex-combate da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Mesmo com as restrições de mobilidade devido à Pandemia, o Capitão José Dias dirigiu-se ao Órgão Pagador para sua apresentação anual da prova de vida.

Este ano, o pracinha foi recepcionado ao som da Canção do Expedicionário, recebeu uma lembrança do Batalhão entregue pelos alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos e do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva e, após os cumprimentos, foi partilhado um bolo com a presença de familiares, amigos e de integrantes do Batalhão “Pontoneiros da Mantiqueira”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Texto: 4° BE Cmb/5° Gpt E

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).