Pela primeira vez na história do Brasil, uma mulher alcançou o posto de Oficial-General de 3 estrelas nas Forças Armadas. A Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins foi promovida a este posto em 25 de novembro, marcando um momento histórico para a igualdade de gênero nas forças militares brasileiras.

Trajetória Exemplar de Pioneirismo e Liderança

A Major-Brigadeiro Carla possui uma trajetória repleta de pioneirismo. Ela foi a primeira mulher promovida ao Generalato na Força Aérea Brasileira (FAB), a primeira a comandar uma Organização Militar na FAB e fez parte da primeira turma mista do Quadro de Oficiais Médicos da instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Reflexões sobre a Promoção e o Comprometimento

201119JOH8985 Johnson Barros scaled

Refletindo sobre sua promoção em 2020 e a recente ascensão ao posto de Major-Brigadeiro, Carla destaca o orgulho e a motivação que sente em desempenhar um papel crucial nas esferas de maior poder decisório na FAB. Para ela, a carreira é definida pelo ‘comprometimento’, dedicando-se à Força Aérea Brasileira e à sociedade brasileira.

Importância do Papel Feminino na FAB

A Major-Brigadeiro Carla ressalta a importância do papel feminino na FAB, incentivando as novas gerações de militares a persistirem e se capacitarem continuamente. Ela enfatiza que a presença de homens e mulheres trabalhando juntos fortalece a resiliência, a modernidade e a coerência da Força com a evolução da sociedade.

Uma Carreira Dedicada à Medicina e à Saúde

Brig Carla op e assist

Brig Carla comando

Ingressando na FAB em 1990, a Major-Brigadeiro Carla é especialista em Medicina Aeroespacial, Hematologia e Hemoterapia. Ela possui uma vasta experiência, atuando em diversas funções, incluindo como Médica do Esquadrão Poker, em unidades de saúde da AFA, e como diretora de hospitais da Aeronáutica. Com sua promoção, ela foi designada Diretora da Escola Superior de Defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).