HERÓIS ANÔNIMOS: FUZILEIROS NAVAIS DOS PAMPAS EM AÇÃO HUMANITÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL

Em meio a desafios logísticos e condições adversas, os Fuzileiros Navais demonstram coragem e dedicação ao socorrer a população gaúcha afetada pelas enchentes.

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Nas últimas semanas, os Fuzileiros Navais dos Pampas têm sido a força motriz nas operações de resgate no Rio Grande do Sul, enfrentando as adversidades com valor e determinação ímpar. Esses militares, muitos dos quais permanecem anônimos aos olhos do público, têm sido essenciais no apoio à população gaúcha, atingida por severas enchentes que devastaram a região.

Dedicação e Coragem

Com restrições logísticas consideráveis, os Fuzileiros mantiveram seu compromisso, honrando o juramento feito ao ingressar no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Em condições extremamente desafiadoras, com águas sujas e temperaturas baixas, eles não hesitaram em entrar nas áreas inundadas para realizar resgates diretos, salvando inúmeras vidas “no braço”, como descreveu o CF (FN) Marques, Comandante da operação.

Reconhecimento e Valorização

O comandante Marques expressou profundo reconhecimento pelo trabalho incansável e pelo espírito de sacrifício demonstrado por seus subordinados. Em sua mensagem, ele destacou não apenas a bravura dos Fuzileiros, mas também a importância de comunicar às mães dos militares o valor dos atos heroicos realizados por seus filhos. “Pois elas sim, precisam saber os heróis que criaram,” ele ressaltou, sublinhando a conexão entre o orgulho familiar e a honra nacional.

“Adsumus” – Nós Estamos Presentes

O lema “Adsumus”, tradicionalmente usado pelos Fuzileiros Navais, nunca foi tão significativo. Representa a prontidão e a resiliência desses homens e mulheres em face de adversidades, servindo como um lembrete de sua presença constante e dedicada, não apenas em tempos de paz, mas especialmente em momentos de crise.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).