O Hospital Central do Exército (HCE) mantém desde 2001 a chancela para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Com intensos esforços aplicados nesta ação, o hospital se mantém entre as 15 unidades de saúde com o reconhecimento IHAC, sendo o único hospital militar do Brasil a deter esse título.

Com objetivo de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além de atentar à saúde integral da criança e da mulher, este programa já atendeu centenas de famílias. Mesmo durante o período na pandemia da Covid-19, o HCE tem reforçado as boas práticas de saúde a fim de se manter entre o seleto grupo de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Coordenadora deste programa, a Tenente-Coronel Terezinha, o constante fortalecimento das boas práticas de saúde é uma das principais formas para manter esta validação. “Parece ser fácil, porém é muito difícil. Há vários hospitais que estão se preparando há anos.”

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Hospital Central do Exército passa anualmente por um monitoramento que se completa ao término de três anos, validando o distinto título. Toda equipe de saúde do HCE se atualiza  com cursos, treinamentos e aperfeiçoamento de práticas e rotinas, visando sempre zelar pela família militar.

Texto: 1º Ten Tatiana e 2º Ten Ferrentini

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).