|

GUINEX 2025: Marinha do Brasil fortalece laços com Gana

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A bordo da Fragata Defensora (F41), ancorada no porto de Tema, o som de dois hinos nacionais marcou um encontro de cooperação e diplomacia naval. Em sua missão na 5ª edição do Exercício GUINEX, a Marinha do Brasil destacou-se pelo profissionalismo e cordialidade, promovendo exercícios navais com a Marinha de Gana e aprofundando laços com um importante aliado africano. Uma semana de treinamento, diálogos e respeito mútuo.

Interoperabilidade e treinamento no mar: GUINEX em ação

Helicóptero sobrevoa convés de navio em alto mar.
Foto: Brazilian Defence Attaché

Durante os cinco dias de permanência em Gana, a Fragata Defensora participou de uma série de ações conjuntas com a Marinha local, tanto em terra quanto no mar. Oficiais e praças brasileiros realizaram intercâmbios operacionais e técnicos, com foco na interoperabilidade, troca de experiências e práticas de bordo. No mar, os exercícios contemplaram manobras de patrulhamento, comunicações navais e procedimentos de abordagem, essenciais para o combate aos crimes transnacionais marítimos.

A região do Golfo da Guiné, historicamente marcada por desafios como pirataria, tráfico e pesca ilegal, tem sido foco de cooperação internacional. O GUINEX V representa o compromisso da Marinha do Brasil com a segurança marítima no Atlântico Sul, valorizando a atuação integrada entre as Nações Amigas africanas e o fortalecimento das capacidades regionais de vigilância e resposta.

Diplomacia naval e fortalecimento de parcerias estratégicas

Militares saudando em um porto.
Foto: Brazilian Defence Attaché

Um dos pontos altos da visita foi o evento protocolar realizado a bordo da Fragata Defensora, que contou com a presença da Embaixadora do Brasil em Gana, Mariana Madeira, e do Almirante Antonio Braz, Comandante do Grupo-Tarefa. Autoridades civis e militares ganenses prestigiaram o encontro, incluindo o Chief of Naval Staff de Gana, Contra-Almirante G. L. Bessing.

A recepção reforçou a importância da diplomacia de defesa como instrumento de aproximação entre países e promoção da paz. A presença de lideranças diplomáticas e militares em um ambiente de camaradagem e cooperação consolidou a imagem do Brasil como um parceiro confiável, respeitado e comprometido com o desenvolvimento conjunto do Atlântico Sul.

O papel da Marinha do Brasil na segurança do Atlântico Sul

Foto: Brazilian Defence Attaché

A participação no Exercício GUINEX V integra a estratégia de projeção internacional da Marinha do Brasil, especialmente no eixo Atlântico Sul–África Ocidental. Desde as primeiras edições do GUINEX, a Força Naval brasileira tem reforçado sua atuação como facilitadora de iniciativas regionais de segurança, defesa e desenvolvimento sustentável.

Mais do que presença pontual, a Marinha promove uma atuação continuada que contribui para fortalecer a mentalidade marítima, apoiar países africanos na capacitação de suas forças navais e consolidar o Brasil como liderança natural no espaço atlântico. O sucesso da missão da Fragata Defensora em Gana é mais um capítulo dessa trajetória, marcada por profissionalismo, solidariedade e visão estratégica.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas