Palestra de abertura da última fase do Ciclo Pós-Escolar proferida pelo Comandante do Navio-Escola “Brasil”

Em 17 de maio iniciou a última fase do Ciclo Pós-Escolar (CPE), no auditório “Almirante SERPA” da Escola Naval (EN). Nesta fase, os Guardas-Marinha (GM) da Turma “Capitão-Mor Jerônimo de Albuquerque” ficam sob a responsabilidade do Navio-Escola (NE) “Brasil”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Neste período, os GM participam de diversas palestras, como Geopolítica Mundial, Educação Financeira, Atividade Física a Bordo, Assédio Sexual e Moral, Ética no Serviço Público, Mentalidade de Segurança no Uso de Meios Digitais, além de outros temas e atividades, tendo como objetivo preparar o futuro Oficial de Marinha para embarcar no NE “Brasil”.

Os militares embarcam no navio, a fim de realizarem a 35ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, prevista para iniciar no dia 28 de julho deste ano, em que aplica a teoria estudada na EN e, paralelamente, incrementa-se a cultura geral do Oficial, à medida que os GM têm a oportunidade de conhecer aspectos peculiares de várias nações do mundo. Cabem aos jovens um único dever: a inteira dedicação ao estudo e ao aprendizado técnico profissional com seriedade, responsabilidade e respeito às tradições da Marinha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).