Em 29 de agosto de 2023, a pacata Ilha da Marambaia foi palco de um importante evento. Foi lá, no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM), que se realizou a palestra sobre a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Esse encontro, com uma duração de quase duas horas, tinha um propósito claro: elucidar a população sobre o papel crucial dessa instituição na proteção da sociedade carioca.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Abertura e Boas-Vindas

A manhã começou com o acolhedor discurso do Capitão de Fragata (FN) Silva Costa, que destacou a essência das palestras e do rico aprendizado que estaria por vir. Logo após, o Capitão-Tenente (AFN) Oliveira, encarregado da formação de novos talentos no CADIM, ressaltou a importância de manter vivas essas conversas e o ciclo de palestras. Além deles, tivemos o Suboficial FN-IF LEMOS, esclarecendo todos os detalhes sobre o funcionamento da Ilha e seu papel na capacitação.

Desvendando o Papel da Guarda Municipal

WhatsApp Image 2023 08 30 at 15.05.31

Às 11 da manhã, foi a vez do instrutor Alexandre Roque mergulhar no universo da Guarda Municipal. Ele falou sobre o significado de ser um Guarda Municipal, detalhando aspectos desde a legislação atual até o processo de formação e treinamento. Os presentes puderam compreender a estrutura operacional, conhecer os diversos grupamentos da Guarda e entender a essência do patrulhamento preventivo.

WhatsApp Image 2023 08 30 at 15.05.34

A palestra foi concluída pelo Líder Operacional João Bosco, que trouxe uma perspectiva positiva sobre a carreira, pintando-a como um caminho promissor para aqueles que desejam se dedicar ao serviço público e à proteção da sociedade.

A Missão da Guarda

Mais do que um evento informativo, essa palestra teve a nobre missão de ressaltar o valor e o comprometimento da Guarda Municipal com a sociedade carioca. Afinal, como destacado no encerramento, a Guarda Municipal tem como lema “SERVIR E PROTEGER”, uma promessa que se renova a cada amanhecer nas ruas da Cidade Maravilhosa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).